Autores

Nilton Simas

Conheça este autor

Nilton Simas, carioca nascido em 1976, formado em design em 2006, descobriu o desenho desde criança, de modo ainda insipiente, ocupando as últimas páginas de seus cadernos com dezenas de desenhos, sendo o típico aluno que era chamado à atenção pelo professor pela distração nas aulas.

Apaixonado por aviação de combate a ponto de achar que seria um piloto, veio a conhecer outra paixão que se mostrou mais forte, os desenhos japoneses que passavam na saudosa TV Manchete, como Patrulha Estrelar, Pirata do Espaço e Don Drácula. Mas o que de fato selou sua paixão por desenhos e quadrinhos foi obter, aos 17 anos, nos anos 1990, um exemplar do mangá Akira, numa época em que quadrinhos japoneses ainda não eram tão populares no Brasil.

Desde então, passou a se dedicar à criação de quadrinhos, e formou um grupo com outras pessoas com os mesmos interesses. O grupo chegou a publicar a antologia Storyboard, primeiro em fanzine e, depois, nas bancas; a experiência em criar a própria revista o levou a fazer faculdade de design, profissão que exerce até os dias atuais.

Fez outros projetos, como uma nova antologia chamada MangaK, onde criou Lunchtime, sua principal obra, meio sem querer, como ele mesmo diz — "eu não criei, sem querer descobri essa história e personagens".  Além de divulgar os fanzines nos eventos e sites de quadrinhos online Lamen e Social Comics, Nilton mantém um projeto chamado Zine Expo, que se dedica a ajudar outros artistas a dar seus primeiros passos.

- Yuji Katayama

Produtos deste autor