Autores

Júlio Shimamoto

Conheça este autor

Nasceu em Borborema, interior de São Paulo, em 1939.

Morando no sertão, aos 5 anos de idade, ganhou de presente três gibis do pai, o que o fez tomar gosto pelo desenho. Começou a rabiscar compulsivamente jornais velhos com lápis e pena, e no chão de terra, com graveto.

Hoje, conserva o hábito de esboçar em jornais, pintar em sacos plásticos descartados, ou azulejos, por acreditar que isso ajuda a preservar árvores.

Seu pai queria-o futuro técnico em eletrônica, arguindo que artistas “morriam de fome”. Teimoso, Shima (como é conhecido profissionalmente) seguiu desenhando à noite, após retornar do trabalho de office-boy e auxiliar desenhista da seção de promoção da matriz das Lojas Sears & Roebuck. Demitido, estreou nos quadrinhos na Editora Novo Mundo, de Miguel F. Penteado, e se expandiu trabalhando para outras editoras, ilustrando livros, capas, artes publicitárias, storyboards para comerciais, e passou a atuar na direção de arte na área de criação de agências de propaganda, na maioria multinacionais. Colecionou prêmios nos quadrinhos e na publicidade.

 Lançou vários álbuns de quadrinhos e ilustrou livros sobre o meio ambiente, e atualmente está envolvido no projeto da série de desenhos animados da escritora e professora Anne R. Sampaio, sobre a preservação da água e da Mata Atlântica.

Produtos deste autor