Autores

João Zero

Conheça este autor

João Zero é cartunista, ilustrador e jornalista. Nasceu em São Paulo, no bairro do Bixiga, em 07 de agosto de 1950. Neto de imigrantes italianos por parte de pai e japoneses por parte de mãe, adora uma boa massa, mas se rende também a alguns pratos orientais.

 

Seu avô, imigrante de Polignano a Mare, abriu a primeira banca de jornais da Av. Paulista, em 1914. Isso colaborou, de certa maneira, para que o autor começasse a ler mais cedo, uma vez que seu pai, o Sr. Vito, trazia sempre jornais e revistas, e eles faziam parte da sua rotina, ingressando no Grupo Escolar Rodrigues Alves antes de completar 7 anos.

 

Já na idade adulta, começou a desenhar fazendo ilustrações de caráter mais sério, mais acadêmico. Só que por pouco tempo, ainda bem, pois percebeu que se saía melhor com desenho de humor, aliado a uma dose crítica daquilo a nossa volta. Assim como gosta do humor crítico, gosta também do humor não engajado, pois afinal ninguém é de ferro.

 

Estudou no IADÊ, em São Paulo, na década de 1970. Teve aulas com Carlos Fajardo, Luiz Paulo Baravelli, José Resende e outros bambas das artes plásticas.

 

João Zero sempre curtiu os trabalhos de Jaguar e Ziraldo. Dos gringos, gosta muito dos desenhos do Sempé, Crist e Fontanarrosa.

Começou a publicar no Jornal Movimento, editado por Raimundo Rodrigues Pereira, em 1975. Publicou também no Jornal da República e Sunday News, na Revista Visão, ISTOÉ, Folha de São Paulo, dentre outros espaços da imprensa.

Publica suas ilustrações de humor em várias editoras e mantém um site: www.cartuns.com.br

Produtos deste autor