Autores

César Cavelagna

Conheça este autor

É animador, chargista, ilustrador, cartunista, autor premiado de peças teatrais e bacharel em Artes Plásticas. Começou sua carreira em animação em 1995, no estúdio HGN, onde estudou animação Disney e participou de comerciais, como assistente. No mesmo ano, criou a história “A Borboleta Sem Asas”, que foi adaptada para o teatro e televisão.

Em 1997, começou a trabalhar na TV Cultura de São Paulo, animando vinhetas para o programa X-Tudo, e programas infantis em geral, como Cocoricó, Ilha Rá-Tim-Bum etc., e charges para os programas Cartão Verde e Jornal da Cultura.

Em 2003, foi contratado pela TV Bandeirantes como chargista do canal, atendendo toda a programação, em especial os programas esportivos, também produziu vinhetas e aberturas de programas, como Pic Nick Band, Claquete com Otávio Mesquita e a abertura da telenovela mexicana “Olá Pai”.

Em 2005, criou os personagens Simão e Bartolomeu, exibidos e coproduzidos com a TV Rá-Tim-Bum (TV Cultura) sendo a primeira série de animação produzida pelo canal.

Em 2006, lançou um “plim-plim” da Globo que foi veiculado por todo ano, nos intervalos dos principais programas da emissora, como Sessão da Tarde, Tela Quente, Temperatura Máxima etc.

Com o sucesso de Simão e Bartolomeu na TV, em 2008 César produziu cinco álbuns em quadrinhos e livros infantis para a Editora Globo.

Em 2009, criou a série “Sidney, o Ratinho Viajante”, que rendeu duas temporadas e qye ainda é exibido na TV Rá-Tim-Bum e no canal infantil Zoo Moo. No mesmo ano, foi convidado para ser chargista da TV Record, no programa Esporte Fantástico.

Em 2011, fez ilustrações para a toda a rede de fast food Giraffas.

Em 2012, lançou pela editora Europa e Computer Arts o livro Como Criar Personagens, que teve tiragem esgotada rapidamente.

Em 2013, criou o pacote gráfico e vinhetas do canal Zoo Moo (Sky). No mesmo ano, ajudou a montar a primeira turma do curso de desenho animado, e deu aulas de animação na Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

Em 2014, lançou O Livro da Animação, junto com o mestre Daniel Messias, um importante livro para quem deseja aprender os principais fundamentos da atividade.

Atualmente, César Cavelagna é chargista e designer da TV Record, onde produz charges para toda a programação e faz vinhetas para programas como Domingo Espetacular, Esporte Fantástico, Jornal da Record etc. e participou da abertura da telenovela “Terra Prometida”. Possui seu próprio estúdio, o To Beat Desenhos Animados Ltda., que produz séries para a TV e publicidade em geral.

Produtos deste autor