Autores

Osnei Roko

Conheça este autor

OSNEI FURTADO DA ROCHA (ROKO)

O autodidata Osnei Furtado da Rocha iniciou-se profissionalmente como ilustrador em 1972, na área de publicidade, na cidade de Londrina, PR.

Em 1974, migrou para a capital paulista, e trabalhou por dois anos no departamento de arte da extinta Christian Gray Cosméticos, produzindo leiautes.

Em 1976, teve sua primeira incursão nos quadrinhos, com o personagem Hipinho, publicado no suplemento Folhinha de São Paulo. Na época, começou a atuar também no editorial, contribuindo para diversas revistas, como Status, Psiu!, Placar, Maxim, Playboy, Veja, Sitio do Pica-Pau Amarelo, Revista da TV, entre outras, como chargista, cartunista ou ilustrador.

Em 1989, começou a ilustrar livros didáticos e de literatura infantil e juvenil para editoras como Moderna, FTD, Atica, Saraiva, Somos-Educação, Brinque Book, Scipione etc. Também Ilustrou inúmeras capas de revistas, livros, discos e HQs.

Como quadrinhista, desenhou histórias para o mercado brasileiro (Porrada, Pau Brasil e Metal Pesado) e internacional (Caddilacs & Dinossaurs e Warp Graphics).

Assina com o pseudônimo Roko os trabalhos voltados para o público jovem e adulto, uma vez que o nome “Osnei” está mais vinculado à linha infantil.

Durante todos esses anos de carreira, também criou inúmeros personagens para a publicidade e áreas institucionais, além de story-boards para filmes publicitários, cenários para desenhos animados, ilustrações para embalagens de brinquedos (Grow, Glasslite, Gulliver), de material escolar (Faber-Castell), têxtil etc.

Ilustrou e ilustra para Internet através de bureaus.

Produtos deste autor