Autores

Paulo Paiva

Conheça este autor

PAULO PAIVA 
 

Goiano de nascimento e paulistano por adoção, Paulo Paiva nasceu em 1957 em Santa Helena de Goiás, vindo morar na capital paulista em 1963, no bairro do Brás, tradicional reduto operário e com predominância da colônia italiana e seus descendentes.

Começou a desenhar na adolescência, estimulado pelos gibis que colecionava. Desde o princípio, na arte da ilustração e do desenho de quadrinhos, optou pelo humor e também por um tema bastante caro aos brasileiros, embora pouco explorado por nossos artistas, o futebol.

Paiva, em 1971, entrou para o Estúdio Mauricio de Sousa​, como roteirista de tiras. Começou a publicar em 1973, no jornal Folha da Tarde, passando nos anos seguintes a colaborar com a Rio Gráfica Editora, no histórico Gibi Semanal, de 1974, e EBAL (Klik).  Em 1977, foi contratado para escrever argumentos da Editora Abril (revistas Disney em geral), criando dois anos depois o seu personagem mais popular, Maciota, um jogador de futebol, para a revista Pancada, da mesma editora; Maciota ganharia grande projeção ao ser publicado na revista esportiva Placar, a partir de 1980.

Em 1984, Paiva estava editando uma infinidade de quadrinhos nacionais na Editora Press, em parceria com Franco de Rosa. Ainda como editor, ele lançaria um sucesso gigante em 1989, Piadas de Ary Toledo, com ilustrações de Otávio.

Nos anos seguintes, Paulo Paiva se consagraria como ilustrador, cartunista, argumentista e editor, trabalhando para a Editora Sampa, Mauricio de Sousa e Editora Escala, sempre se destacando no gênero piadas e humor, em que se tornou um especialista, talvez o maior do Brasil, mas sem esquecer a sua paixão incondicional pelo esporte das multidões.

Produtos deste autor