Autores

Messias de Mello

Conheça este autor

MESSIAS DE MELLO

Manoel Messias de Mello nasceu em Maceió, em 1904. Nos anos 1930, Messias foi morar em São Paulo, onde trabalhou como cartazista e vitrinista de lojas, no começo, vindo a se tornar ilustrador em seguida, trabalhando para a Gazeta Juvenil, suplemento infantil do jornal A Gazeta.

Nas páginas da Gazetinha, entre 1936 e 1939, criou diversos personagens de HQs e ilustrou adaptações de clássicos da literatura, como Os Três Mosqueteiros, O Máscara de Ferro, Robinson Crusoé, Os Miseráveis e O Conde de Monte Cristo. No mesmo período, Messias realizou diversas HQs de aventura, publicadas em capítulos em jornais, como Capitão Blood, Sherlock Holmes, o Homem Elétrico e A Conquista das Esmeraldas, na qual narrou a saga do bandeirante Fernão Dias. Sua célebre criação Audaz, o Demolidor surgiu no ano de 1939, em uma edição da revista A Gazetinha.

Messias também colaborou com o jornal A Gazeta Esportiva, criando mascotes para os clubes de futebol de São Paulo, como o "Santo Paulo" (São Paulo FC), o "Periquito" (Palmeiras), a "Macaca" (AA Ponte Preta), o "Menino Travesso" (CA Juventus) e o "Mosqueteiro" (Corinthians).

Na década de 1950, produziu para a Editora La Selva, HQs baseadas nos palhaços Arrelia e Pimentinha, e nos atores cômicos de chanchadas do cinema Oscarito e Grande Otelo.

Recebeu o prêmio de Mestre do Quadrinho Nacional na primeira edição do Prêmio Angelo Agostini, em 1985 e veio a falecer em São Paulo, em 1994. 

 

Produtos deste autor