Conheça este autor
MESSIAS DE MELLO
Manoel Messias de Mello nasceu em Maceió, em 1904. Nos anos 1930, Messias foi morar em São Paulo, onde trabalhou como cartazista e vitrinista de lojas, no começo, vindo a se tornar ilustrador em seguida, trabalhando para a Gazeta Juvenil, suplemento infantil do jornal A Gazeta.
Nas páginas da Gazetinha, entre 1936 e 1939, criou diversos personagens de HQs e ilustrou adaptações de clássicos da literatura, como Os Três Mosqueteiros, O Máscara de Ferro, Robinson Crusoé, Os Miseráveis e O Conde de Monte Cristo. No mesmo período, Messias realizou diversas HQs de aventura, publicadas em capítulos em jornais, como Capitão Blood, Sherlock Holmes, o Homem Elétrico e A Conquista das Esmeraldas, na qual narrou a saga do bandeirante Fernão Dias. Sua célebre criação Audaz, o Demolidor surgiu no ano de 1939, em uma edição da revista A Gazetinha.
Messias também colaborou com o jornal A Gazeta Esportiva, criando mascotes para os clubes de futebol de São Paulo, como o "Santo Paulo" (São Paulo FC), o "Periquito" (Palmeiras), a "Macaca" (AA Ponte Preta), o "Menino Travesso" (CA Juventus) e o "Mosqueteiro" (Corinthians).
Na década de 1950, produziu para a Editora La Selva, HQs baseadas nos palhaços Arrelia e Pimentinha, e nos atores cômicos de chanchadas do cinema Oscarito e Grande Otelo.
Recebeu o prêmio de Mestre do Quadrinho Nacional na primeira edição do Prêmio Angelo Agostini, em 1985 e veio a falecer em São Paulo, em 1994.
Produtos deste autor