Autores

Synnöve

Conheça este autor

SYNNÖVE 
Synnöve Dahlstöm Hikner, a Synnöve, é artista visual, cartunista, ilustradora e fotógrafa. Nasceu em Jakobstad, na Finlândia, em 26 de abril de 1963. Aos 7 anos, a família se mudou para o Brasil e, hoje, Synnöve mora em Campinas, no estado de São Paulo. A intimidade com o papel e as artes chegou já na infância, sob a influência da mãe, artista visual e cênica, e do pai, engenheiro de celulose e fotógrafo. Ainda na adolescência, fez diversos trabalhos de retratos, caricaturas, cartuns, em papel e escultura. 
Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas em 1991, trabalhou no ramo da publicidade por 3 anos.
O humor sempre foi traço forte na vida de Synnöve e, a partir de 2013, com a orientação do mestre Paulo Branco, passou a usar o desenho para o humor, vindo a participar de Salões de Humor no Brasil e no exterior.
Em 2016, foi premiada no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, categoria Charge, com uma charge em 3D e desde 2013 tem trabalhos selecionados em todas as edições do Salão, com caricaturas e charges. 
Teve trabalhos selecionados para o Salão Porto Cartoon, na cidade do Porto, Portugal, em 2015 e 2016.
Teve trabalho selecionado e foi finalista no concurso “Quem Te Viu Quem Te Vê” – Concurso Nacional de Caricaturas de Chico Buarque – Trabalho Finalista. 
Em 2017, participou da mostra “Frida Kahlo e Outras Personalidades”, na Bienal Internacional da Caricatura, no Rio de Janeiro.
Teve trabalhos selecionados, desde a edição de 2014, para o Salão Batom, Lápis e TPM, em Piracicaba, SP.
Também participou do Berlin Cartoon Festival, em 2014.
Por vários anos, trabalhou como professora e tradutora de inglês, com proficiência certificada por Cambridge e especialização em Inglês para Negócios, também lecionou sueco, sua língua materna, e português para estrangeiros.
Como artista visual, Synnöve sempre ramificou seus interesses, usando técnicas de pintura diversas, como acrílico sobre tela, aquarela, nanquim, guache, pastel seco e oleoso, desenhos com grafite, lápis de cor, marcadores etc. e recentemente passou a estudar desenho digital, escultura com diversos materiais, fotografia, caligrafia, entre outras técnicas. Também escreve crônicas e poesia, sendo colaboradora no site Belas Urbanas, onde também é ilustradora. 
Fez diversos cursos, transitando por ateliês de artistas como Paulo Branco, Vera Ferro, Lisa França, em Campinas, entre outros. Também estudou curadoria com Andrés Hernandez, no Instituto de Artes da Unicamp.
Participou de diversas exposições individuais e coletivas, como artista e curadora em espaços de Campinas, Piracicaba e São Paulo, dentre as quais se destacam “Solitude Boreal”, no Ateliê Lisa França em 2016, a “Troyart”, no MuBE – Museu Brasileiro de Esculturas, SP, em janeiro de 2011, “Ex-Cêntricos, galeria de artes da PUC Campinas, em 2014, GAIA – Galeria de Artes do Instituto de Artes da Unicamp – Campinas, “Dupla Face”, na Casa do Povoador, em Piracicaba, Shopping Ibirapuera, São Paulo. Também tem trabalhos na Suécia e Finlândia.

2013 – Produção fotográfica e digitalização de portfólio do artista Paulo Branco para a Revista Gráfica, Posigraf.
2009 – 2012 – Participação em diversas exposições coletivas sob coordenação de Vera Ferro, criação do projeto “Mulheres Alteradas” e “Mulheres Amarradas”.
1994 – Ilustradora da editora da Unicamp para o livro “Orientações para uma nova vida – Guia para ostomizados” – organizadoras: Maria Cristina Faber Boog e Maria Filomena Ceolim.
Mais informações podem ser encontradas no site da artista www.synnoveartist.com e www.facebook.com/synnoveartist

Produtos deste autor