Autores

Tako X

Conheça este autor

TAKO X
Tako X é o pseudônimo do nissei nascido em Curitiba (em 1965) Edson O. Takeuti, que começou a fazer quadrinhos aos 18 anos, publicando suas primeiras tiras no jornal O Estado do Paraná (Dark Branto & Cia. em parceria com o cartunista Marcelo Martins). 
Aos 20 anos, começou a publicar na revista MAD brasileira, como desenhista das sátiras. Criou o seu personagem mais conhecido, o Marco, publicado de 1989 a 2002, no jornal A Gazeta do Povo de Curitiba.
Ficou durante cinco anos no Japão (1990 a 1994), em Tóquio, onde trabalhou como ilustrador comercial para diversas editoras e agências de publicidade. De volta ao Brasil em 1995, trabalhou no jornal A Gazeta do Povo e montou seu próprio estúdio de arte em Curitiba.
Em 2002, roteirizou e dirigiu o curta-metragem live-action O Ovo ou a Galinha - Uma Aventura do Gralha (Melhor Filme do Festival de Cinema de Curitiba 2003 - Juri Popular). 
Em 2003, formou-se artista plástico pela EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). Voltou a colaborar com a MAD (onde desenha sátiras e algumas capas) e ainda desenhou diversas HQs do super-herói O Gralha, sendo um dos seus criadores.
Em 2004 voltou para o Japão, onde trabalhou como chargista do jornal International Press. Em 2008, retornou a Curitiba, onde atualmente, além de trabalhar como ilustrador, publica as tiras inéditas do Marco, semanalmente, no site www.marcoeseusamigos.com.br

 

Produtos deste autor