Autores

Rodolfo Zalla

Conheça este autor

Rodolfo Zalla nasceu em 1931, na Argentina, país que tem uma enorme tradição em quadrinhos de alta qualidade, padrão que se mantém até nossos dias, muito embora muitos de seus melhores artistas, de tempos em tempos, tenham de sair para o exterior em busca de melhores oportunidades de trabalho. O mestre faleceu na cidade de São Paulo em 16 de junho de 2016 fazendo o que mais gostava: seus magníficos desenhos.  

No princípio dos anos 1950, Zalla começou sua carreira desenhando as HQs do Tenente Dean da Polícia Montada, na revista Poncho Negro. Dez anos depois, Zalla imigrou para o Brasil, chegando a São Paulo, onde havia uma intensa produção de quadrinhos, e onde começou a trabalhar na editora Taika, como auxiliar de José Delbó, também argentino, que depois seguiria uma carreira vitoriosa nos EUA, na DC Comics. Em pouco tempo, Zalla tornou-se diretor de arte da Taika e fundou, com Osvaldo Talo e Eugenio Colonnese, o Estúdio D-Arte, onde produziriam um mínimo de 400 páginas de quadrinhos mensalmente.

Depois de criar e desenhar os personagens Targo e Escorpião por alguns anos, Zalla passou a fazer quadrinhos para livros didáticos. Também desenhou Zorro (o de capa e espada), para a editora Abril, nos anos 1970. Depois, fundou uma editora, a D-Arte, com a qual publicou por mais de dez anos os gibis Johnny Pecos, Mestres do Horror e Calafrio.

É pioneiro no uso de quadrinhos em livros didáticos e de criar histórias de faroeste e HQs de guerra, das quais é reconhecido como um dos maiores especialistas. 

Zalla venceu os prêmios HQ Mix e Angelo Agostini, e foi homenageado com um documentário produzido por Marcio Baraldi, Rodolfo Zalla - Ao Mestre com Carinho.

Produtos deste autor