Autores

Toninho Mendes

Conheça este autor

“Fiz os jornais independentes ‘Versus’ e ‘Movimento’. Há uma palavra que é diferente de anarquista, que é transgressor. Nasci para transgredir. O preço que paguei foi caro, bem caro. Mas passei a minha vida inteira transgredindo.” Toninho Mendes

Antônio de Souza Mendes Neto nasceu em Itapeva. Vindo dos jornais independentes 'Versus' e 'Movimento', fundou a Circo Editorial em 1984, onde reuniu um time de chargistas e ilustradores de primeira grandeza, como Alcy, Angeli, os irmãos Chico e Paulo Caruso, Glauco, Laerte e Luis Gê. Juntos, moldaram a cara do humor paulistano e, mais do que isso, influenciaram a sociedade brasileira num momento de transição, de um país que se mobilizava pelo fim da ditadura.

A Circo publicou revistas em quadrinhos até 1995. Depois de tantas desventuras ao lidar sozinho com problemas que iam da parte artística à administração financeira, Mendes fechou de vez sua editora e foi trabalhar no Bank Boston, editando o jornal interno do banco.

Voltou ao mercado de quadrinhos de humor em 2000, numa parceria com a Devir. A partir daí, continuava editando os trabalhos de seus amigos, mas agora praticamente só em formato de álbuns e livros lançados por sua nova editora, a Peixe Grande, em parceria com outras editoras.

Em 2014 editou o livro Humor Paulistano- A Experiência da Circo Editorial 1984 - 1995 (SESI-SP, 2014), no qual relatou sua experiência à frente da Circo.

Toninho Mendes faleceu aos 62 anos, vítima de um infarto.

Produtos deste autor