Autores

Eduardo Risso

Conheça este autor

Eduardo Antonio Risso nasceu em 1959, na cidade de Leones, província de Córdoba, na Argentina. Iniciou sua carreira de desenhista como ilustrador do jornal La Nación, em 1981. A seguir, publicou diversos trabalhos avulsos

nas revistas Eroticon e Satiricon, da Editorial Columba.

Em 1987, junto com o roteirista Ricardo Barreiro, iniciou a série Parque Chas, na revista Fierro. No ano seguinte, ainda em dupla com Barreiro, publicou Cain e Los Mistérios de la Luna Roja. Também em 1988, publicou Borderline, com roteiros de Carlos Trillo, iniciando uma duradoura parceria em vários trabalhos para editoras da Europa. Fulù, de 1989, foi a primeira. Depois, vieram outras como Simon, um Aventureiro Americano, de 1994, e Chicano, de 1997. Por essa época, começaram suas publicações nos Estados Unidos.

Para a Dark Horse, fez a minissérie Alien: Wraith e adaptou o filme Alien: Ressurrection. O ano de 1998 marca o início de sua parceria mais famosa: a com o roteirista Brian Azzarello. A primeira foi a minissérie Jonny Double.

Em 1999, é lançada a série 100 Balas, pela Vertigo, selo adulto da DC Comics. Concomitantemente, Risso continuou produzindo histórias com Carlos Trillo como Eu sou um Vampiro. Embora tenha desenhado alguns trabalhos avulsos para a Marvel e para a revista Heavy Metal, é para a DC que Risso tem produzido seus trabalhos mais conhecidos, inclusive a graphic novel Batman: Broken City. Mesmo assim, é 100 Balas, sem dúvida, sua obra consagradora. Com esse título, ele conquistou o prêmio Eisner em 2001, na categoria Melhor História Seriada; em 2002, como Melhor Artista e Melhor Série Continuada; e em 2004, nessa última categoria. Em 2002, recebeu dois prêmios Harvey como Melhor Artista e Melhor Série Continuada, além do prêmio Yellow Kid. Seu trabalho mais recente para a Vertigo é a minissérie Spaceman.

Na qualidade de profissional reconhecido internacionalmente, Risso também é um grande incentivador da produção de quadrinhos na Argentina, e desde 2010 atua como presidente do Comitê Organizador da Crack Bang Boom – Convención Internacional de Historietas, na cidade de Rosário, na Argentina, com exposições, palestras e oficinas com artistas argentinos e convidados internacionais.

Produtos deste autor