Autores

John Henry Vanderpoel

Conheça este autor

John Henry Vanderpoel, nascido Johannes van der Poel (em Haarlemmermeer , Holanda, 1857), foi um artista famoso por seus estudos da figura humana. Após a morte da mãe, emigrou com seu pai e irmãos para os Estados Unidos, em 1869. Estudou na Academia de Design de Chicago, que mais tarde tornou-se a Escola do Instituto de Arte de Chicago.

Em 1886, foi para a Europa estudar por dois anos na Académie Julian, em Paris, com Gustave Boulanger e Jules Lefebvre.

Em 1893, foi eleito presidente da Sociedade dos Artistas de Chicago. Recebeu uma medalha de bronze na Louisiana Purchase Exposition de 1904, em St. Louis. Trabalhou com Lucille Wilcox Joullin durante sua estadia em Chicago.

Além de ter sido famoso como professor de desenho da figura humana no Instituto de Arte, onde lecionou de 1880 até 1910, John Vanderpoel também foi um reconhecido pintor de telas e murais. Cinco de suas pinturas foram expostas na Columbian Exposition da Fine Arts Building em 1893. Em 1904, sua pintura Little Miss Muffett, na Louisiana Purchase Exposition, foi premiada com uma medalha de bronze. Entre os trabalhos mais incomuns de Vanderpoel estão um mural no Teatro da Universidade Depaul, no Campus Lincoln Park, e outro mural de 18 metros no Hotel Alexander, em Los Angeles.

Vanderpoel desenvolveu uma reputação como uma das maiores autoridades da América em desenho de figura humana. Seu livro A Figura Humana, publicado em 1908, é considerado um clássico e uma referência para estudantes de escolas de arte, e apresenta muitos de seus desenhos a lápis e a carvão. ‘Sua visão da natureza foi o resultado de uma vida inteira de sincero, paciente e persistente estudo. Ele estudou e registrou a figura humana, tanto em conjunto como detalhadamente, com bom gosto e juízo discriminatório, com uma proximidade com a natureza que nunca mais foi igualada. Seu desenho característico permanecerá para sempre como obra-prima de arte...’, escreveu George Bridgman no prefácio de algumas edições do seu livro.

Em 1910, Vanderpoel mudou-se para St. Louis para integrar o corpo docente da Universidade do Povo, como chefe de desenho da Academia de Arte e do departamento de pintura. Morreu no ano seguinte, de doença cardíaca.

Dois anos após sua morte, a Galeria de Arte Memorial Vanderpoel foi estabelecida em Beverly Hills, nas vizinhanças de Chicago. A coleção apresenta obras de Vanderpoel, incluindo desenhos que foram publicados no livro A Figura Humana, bem como de outros artistas de Chicago. O acervo conta atualmente com mais de 500 peças. Em sua homenagem, uma rua e uma escola elementar em Chicago também receberam seu nome. 

Produtos deste autor