Autores

Raphael

Conheça este autor

Raffaello Sanzio da Urbino (1483-1520), mais conhecido simplesmente como Raphael, foi um pintor e arquiteto da Alta Renascença. Com Michelangelo e Leonardo Da Vinci, ele forma a trindade tradicional daquele período.

Apesar da more prematura, aos 37 anos, Raphael foi um artista que produziu intensamente, e deixou uma grande obra que também se notabiliza pelo tamanho. Vários de seus trabalhos, incluindo os maiores deles, os afrescos, estão no Palácio Apostólico do Vaticano.

Sua carreira comportou três fases e três estilos, identificados por Giorgio Vasari: seus primeiros anos em Umbria, depois um período de quatro anos (de 1504 a 1508), quando absorveu as tradições artísticas de Florença, seguidos de seus últimos doze anos triunfantes em Roma, quando trabalhou para dois papas e seus colaboradores mais próximos.

 

Seu primeiro trabalho documentado foi realizado na cidade de Castello, na igreja de São Nicolau de Tolentino, entre 1500 e 1501. Já nessa época começava a desenvolver seu próprio estilo, e seus afrescos feitos por volta de 1505, em Perugia, possuem uma qualidade colossal. No final de 1508, ele se transferiu para Roma, onde viveu o resto de sua vida. Protegido pelo papa Julio II, tornou-se não só o pintor preferido como também o mais importante arquiteto de Roma.

A morte de Raphael em 1520, quando mal completava 37 anos, se deu por causas desconhecidas, embora se diga que ele teve um período febril e que morreu depois de ser medicado, talvez erroneamente

Produtos deste autor